fbpx

VZS Projects – Soluções em BIM

Cansado de corrigir erros na obra? Saiba o que é BIM.

Você está cansado de corrigir erros de projeto na obra? Eu estou. O fato é que a construção de edifícios custa muito mais dinheiro do que deveria devido a erros de projetos e desorganização. Alguns anos atrás eu conheci algo que poderia mudar esta situação. Eu vi como poderia mudar a modo como as construções poderiam ser projetadas, planejadas executadas. Por isso, tenho que falar com você sobre BIM: Build Information Modeling.

O que é BIM?

Building Information Modeling (BIM) é um sistema projetado para capturar e trocar informações digitais sobre um edifício ao longo de seu ciclo de vida. O foco principal do BIM é como os edifícios são projetados, construídos, mantidos, operados e desativados. Uma ferramenta BIM permite que arquitetos, designers, engenheiros e empreiteiros representem com precisão um projeto ao longo de seu ciclo de vida usando modelos de software tridimensionais. Mas não estamos falando somente de geometria. Temos dados (informação) que vão desde materiais usados, custos, características físicas dos materiais e equipamentos, informações dos fabricantes, etc. Você pode então utilizar estes dados desde a concepção e construção do projeto até a operação do edifício.

As ferramentas BIM estão rapidamente se tornando o padrão nas indústrias de arquitetura e construção. Se você trabalha com obras públicas, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos já entrou em vigor. Ela cria regras sobre o sistema de Building Information Modelling (BIM) para obras públicas nas três esferas da administração. A BuildingSMART Alliance relata com um aumento estimado de 20% na adoção do BIM nos próximos dois anos.

Você não pode mais esperar pelo amanhã, você precisa e pode resolver estes problemas hoje: O BIM pode lhe trazer economia de custos, comunicação aprimorada da equipe, controle de qualidade e segurança. Esses são todos os benefícios que podem ser seus, não amanhã, mas hoje.

Quais são os benefícios de usar o BIM?

Economia de custos – Ao ter acesso a modelos perfeitos e mudanças em tempo real, você reduzirá a quantidade de retrabalho no local que precisa fazer e acelerará os processos. A correta modelagem também permite quantitativos mais precisos e consequente melhores compras. Atreladas a um planejamento 4D, você pode aplicar conceitos Lean como compras just-in-time, diminuíndo seu custo de estoque e riscos de furtos e perdas de material.

  • Colaboração – Eu vejo essa como uma das principais vantagens: Os usuários têm acesso a um ambiente comum de dados (CDE em inglês) que é uma biblioteca central com toda a documentação do projeto para que possam colaborar livremente enquanto trabalham em vários locais, vendo todas as alterações feitas em tempo real.

 

  • Controle de qualidade – O software ajuda a controlar cronogramas, coordenar subcontratados e fornecedores e gerenciar solicitações de mudança com mais eficiência do que nunca.

 

  • Diminuição de riscos – Sejam riscos de trabalho ou operação, o BIM tem um valor inestimável para a saúde e segurança dos trabalhadores. Ao incorporar dados de segurança nesses modelos, as empresas podem avaliar melhor os riscos potenciais com antecedência e evitar erros caros no futuro.

 

Por que o BIM é a solução para você?

O BIM resolve vários dos seus maiores problemas como construtor, arquiteto, incorporador ou proprietário de fábricas e imóveis em geral. Empresas adotam o BIM por uma razão principal: o BIM cria e gerencia um edifício inteiro como um modelo digital. Isso significa que qualquer pessoa pode revisar todas as decisões que você toma em 3D a qualquer momento em qualquer dispositivo. Chega de projetos em 2D que não conversam, versões desatualizadas com empreiteiros, custos desconhecidos, erros de programação de obra e surpresas em campo.

Com as tecnologias BIM do seu lado, você será capaz de otimizar cada parte do processo de construção, desde a concepção e design, ajudando você a colocar todos os detalhes e ideias em um modelo 3D.

Desde a análise de várias soluções de projeto até a aquisição de material, sendo capaz de ver precisamente o que é necessário para qual parte e – finalmente – a construção real; usando hardware e software BIM que se fundem para trazer economia de tempo e custo de construção. Além disso, facilite a comunicação entre sua equipe (projetistas, proprietário e obra) e seja mais organizado e seguro por estar na mesma página com todos, sabendo exatamente todas as mudanças feitas (quando e por quem).

Um exemplo de BIM na prática:

Por exemplo, vamos pegar uma ferramenta chamada Augin, que é uma solução para realidade aumentada que utiliza BIM. Com esta ferramenta que você pode visualizar em realidade aumentada o seu modelo 3D com um celular ou tablet em uma mesa e discutir o projeto com o cliente ou com a equipe de construção. Você também pode ver os projetos (Estrutura, tubulações, arquitetura, etc.) em escala real no terreno e verificar interferências entre as disciplinas. O BIM pode ser muito mais prático que você imagina!

Se você quer otimizar seus projetos, reduzir custos de obra, inovar, dar um passo à frente no mercado de arquitetura, engenharia e construção você só tem um caminho: é mudar para as tecnologias BIM. Essa já é a realidade das obras, não é para amanhã. É para hoje. Você está pronto para dar o passo à frente?

Foto de VZS Engenharia

VZS Engenharia

Equipe de projetos e produção de conteúdo.